terça-feira, 2 de abril de 2013

Defensor dos pobres, Cosme de Farias será homenageado na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Salvador, por iniciativa da vereadora Fabíola Mansur (PSB), realiza nesta terça-feira (2) uma Sessão Especial em homenagem à memória e história de Cosme de Farias. O evento, no dia em que ele comemoraria 138 anos, acontecerá às 19h no Plenário que leva seu nome e tem o apoio do vereador Silvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.


Pai dos Pobres - Major, rábula, jornalista, poeta, vereador e deputado estadual, Cosme de Farias teve importante influência na cidade do Salvador no século passado. Por ter defendido mais de 30 mil causas a favor dos menos favorecidos, ficou conhecido como advogado dos pobres, mesmo sem ter diploma universitário. Sua influência e atuação foram tão importantes que ele empresta seu nome a um importante bairro popular da capital, cuja população hoje é estimada em 80 mil habitantes, e carece de atenção do poder público.

Ao fundar a Liga Baiana contra o Analfabetismo, Major Cosme de Farias, homem simples e pobre, empreendeu luta contra uma das piores cegueiras da sociedade. Sua fama inspirou o escritor Jorge Amado a criar os personagens “major Damião de Souza”, no Livro Tenda dos Milagres, e “Cosme”, em Bahia de Todos os Santos. Sua biografia também já foi tese de mestrado na Universidade Federal da Bahia.

Autora do requerimento da sessão especial, a vereadora Fabíola Mansur destaca a importância da valorização da memória e história dos baianos que são referência e deram expressivas contribuições para Salvador.  

Prestigiará a homenagem Dra. Luislinda Valois, primeira desembargadora negra do Brasil, Jaime Sodré, professor, historiador e PhD em História da Cultura Negra, e Dr. Thomas Bacellar, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e ex-presidente da OAB, entre outras autoridades e convidados.

Leia Também
Vereadora pede conservação de monumento e Praça em homenagem a Cosme de Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário